quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Pesqueiro Taquari - São Roque - SP

          Amigos, falamos hoje um pouco deste bom pesqueiro chamado Taquari que está situado na Estrada do Vinho Km 05 em São Roque  fone 011 4711 1937 aliás, uma estrada muito bonita e no caminho para o pesqueiro você pode visitar as vinícolas e aproveitar os bons vinhos, queijos e etc da região.Este pesqueiro possui chalés (dois tipos) se você quiser aproveitar mais o local, com dois lagos bem povoados sendo que, o maior abriga os maiores peixes como: matrinxãs, carpas, tilápias, pintados e tambacus; não esqueça  também da boa comida e acomodações do restaurante local.
          Veja abaixo foto do satélite do local :
           Como todo pesqueiro o lago possui particularidades, abaixo você visualiza o local de maior incidência de capturas principalmente os Tambacus, assim não quer dizer que você não terá ações no resto do lago pelo contrário, já pesquei no meio do lago e amigos na outra ponta com bons resultados. Em lagos com esta característica o resultado na minha opinião torna-se um incômodo pois inicia-se uma disputa entre pescadores para quem ficará nos melhores lugares e às vezes não adianta acordar cedo porque já aconteceu comigo de chegar bem cedo, ficar um tempão na espera e dar de cara com os melhores locais ocupados por pescadores hospedados nos chalés e não estava só cheio fora, dentro na água tinha muita ração-"Será que este problema não tem solução"? Mesmo assim ainda posso deixar aqui relatado que eu fiz junto de meus amigos uma das minhas pescarias memoráveis.
 Abaixo a sequência do Tiago no meio do lago fisgando um belo Tambacu, daqueles de dobrar a varinha e fazer a carretilha "cantar" no freio....
 
 Vara 2,10m, 25lbs, linha 0,37mm em uma carretilha Brisa 10.000 da marca Marine Sports, bóia de arremesso com chicote(0,50mm) e uma miçanga marrom no anzol....
 ....cansou o braço depois de uma longa briga mas valeu a pena, observem abaixo atrás do Tiago no chão as placas de borracha para acomodar e proteger o peixe no manuseio, uma ótima ideia que pode ser copiada por proprietários de outros pesqueiros. Dica : em dias de muito calor jogue uma água no borrachão e vá renovando  para não "cozinhar" os peixes.
 ......abaixo olhem  o "close" do lombo deste animal, infelizmente estávamos sem balança e rapidamente foi devolvido para o lago.
 Abaixo mudamos de lado,os meus peixes nada de especial mas o Leandro na cevadeira.... só tilaponas.
 Este dia foi memorável abaixo começa com o Leandro pescando uma "dinossaura" tilápia....
 Vários pintados saíram, depois do local ser bem cevado o Leandro e o Samuel fisgavam mais para direita do point vários Pintados (abaixo).
 Às vezes as belas Matrinxãs entravam na miçanga também (abaixo).
 Eu, Tiago e Guilherme pescando bem em frente ao restaurante só fisgando Tambacus.O Samuel encostou em nosso lado e fisgou este Tambacu travando uma boa briga e registrando esta foto abaixo junto com um belo Pintado.
 Como vocês estão vendo na foto abaixo eu acabei fisgando na cevadeira e miçanga esta bela Tilápia, só para quebrar o ritmo.
O Tiago brigou muito para tirar este "clarão" Tambaqui com bóia de arremesso,chicotinho de 30cm e beijinho como isca
 Abaixo, o Tiago viu a linha da sua carretilha descarregada várias vezes até o grandão entregar-se, o beijinho estava sendo a isca mais eficaz.
A sequência abaixo é a vez do Guilherme tirar o seu Tambacu que também não facilitou e quase acabou com a sua paciência ....
 .....o bicho estava(como os outros peixes)muito bravo e o Pai acabou ajudando a segurar. Legal foi a máquina fotográfica enguiçar daí as desculpas pela qualidade fotográfica, rs.(abaixo)
 Antes de comentar a foto do meu "Tamba" abaixo contarei sobre a isca que garantiu a nossa alegria : o beijinho.Uma semana antes desta pescaria eu fiz os beijinhos acabei não pescando esquecendo-os na geladeira e logicamente ficaram duros!! Engraçado né ? Todo mundo inclusive o pescador no primeiro quiosque ironizou meu feito quando escolhi o "dito cujo" para pescar com a segunda vara usando bóia de arremesso, foi então que percebemos o resultado : -os outros que pescavam com a mesma isca perdiam uma quantidade maior da isca pois com uma consistência mole facilmente os peixes arrancavam a isca dos anzóis, o que no meu caso não acontecia pois o truque era deixar o peixe(Tambacu) dar várias mordidas até a bóia realmente afundar.Este Tambacu grandão(abaixo) foi fisgado assim, por isso temos que ter e variar nossas iscas.    
Choveu bem por alguns minutos, mas não atrapalhou nada a boa sequência de capturas, abaixo a bela Matrinxã do Tiago.
Nesta próxima foto do Tiago não coube o "tamba" nela, rs.

 Carretilha (P.B)Abu Garcia-Revo Toro, linha 0,33mm Applaud GTR, vara Yume 2,10m, 25lbs este equipamento foi um dos usados para os "brutos" do Taquari.
 O "dentuço" posou dando com a nadadeira no Guilherme(abaixo).Pois é pessoal, por isso vale a pena conhecer o Taquari e venha com a certeza de que você vai acabar fisgando o seu "peixão" .
Fecho este com vídeo(tá meio de lado mas depois arruma a imagem,KK) do belo "Tamba" acima, vejam....e até a próxima!!!!! 








        

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pesqueiro Cantareira (clube Sabesp)-SP

     Olá amigos, vamos falar um pouco deste pesqueiro que fica localizado junto a serra da Cantareira na rua Luís Carlos Gentile de Laet, 2.500 na Vila Rosa dentro do clube da SABESP.Você paga uma pequena taxa (menos de R$5,00) para entrar no clube mais a taxa do pesqueiro,dois lagos com vários peixes o maior na frente da lanchonete e o de trás dividido em duas partes; a direita tem os pintadões,
enormes tilápias, catfishs e outros, a esquerda os pacus, tambas, tilápias, carpas e outros.
     As iscas são variadas mas a ração na superfície(cevadeira ou bóia) são as mais eficientes.Dois detalhes : A captura dos peixes aqui é difícil exige técnica e paciência pois são muito "manhosos" a água é boa e certamente teremos boas brigas independente do tamanho.Outro detalhe é o transporte, você pode ir de ônibus usando o metro até o estação Santana(linha azul) depois no terminal o ônibus Vila Rosa.
        Mapa do satélite para vocês acharem...
   Olha aí o ônibus abaixo , descendo na estação Santana dirija-se ao terminal de ônibus ande até o fundo(penúltima escada de acesso) a esquerda se não me engano suba e vá para a esquerda novamente.Da estação Conceição do metro até o pesqueiro leva mais ou menos 1:10hs e é necessário separar bem a sua tralha para não ficar sobre carregado e não chamar muito a atenção, eu levo 3 varas para carretilha de duas partes e 1 telescópica quando vou com meu filho.(1 pesca no fundo as outras 2 no arremesso).  

   Entre as tradicionais iscas compre a massa do pesqueiro e uma ração de goiaba sempre garante alguns, para as grandes tilápias as pequenas imitações de ração funcionam, feitos com pedaços de rolhas e Eva´s colados com pó de ração, pequenas bóias, linha fina e anzóis pequenos para todos os peixes sem empates isso melhoram as  possibilidades...
....o caminho das pedras, se você for de carro tem um estacionamento legal mas se você for a pé prepare-se parar andar um pouco, relaxe que com sorte sempre aparece um pescador legal para te dar uma carona !!!!

Abaixo a vista do lago menor atrás da lanchonete .... 
     Lado esquerdo estava vazio pois chegamos bem cedo em segundo lugar ....
  O Guilherme fez a festa com os catfishs, carás e pequenas tilápias...
    Os bagres estavam bem ativos na massa do pesqueiro....
 .....o nosso vizinho capturou esta linda tilápia na técnica da falsa ração e foi uma bela briga, creio que tranquilamente pesava na casa dos 6kg.
 A natureza deu as caras e pousou para foto na minha carretilha.Eu já tinha visto 88 mas 89 é novidade.

...a outra parte do lago usamos à tarde o número de pescadores até que eram poucos.....

.......vista mais a direita do lago....

....aqui neste dia pescamos no lago maior, vejam ao fundo a lanchonete.Nas fotos abaixo reparem os pescadores agasalhados, pois até nas estações do ano mais quentes aqui é bom levar ou camiseta de manga comprida ou uma blusa(leve|) pois no começo das manhãs você pode encontrar com aquele ventinho frio!  
    Abaixo o Guilherme com a vara de mão capturando vários alevinos, posa para foto com o belo colorido de um Cará.Como todo mundo sabe, criança não tem muita paciência mas se está pegando bem não importa o tamanho...o que vale é a festa.
        Este dia ficamos até umas 16:00hs, quando dissemos em guardar as"tralhas" os companheiros que fizemos lamentaram pois os peixes começam a subir para comer no final da tarde.
        Peguei três Pacus e não acreditei na força que eles fizeram, realmente mostraram-se muito sadios.Este "briguento" da foto abaixo chegou a amassar meu anzol, o companheiro ao lado teve sua linha arrebentada e eu lacei sua boiá trazendo junto um Pacu que parecia ter uns 3Kgs a mais pela sua força.  
        Pessoal tenho um vídeo do Guilherme brigando com um Pacu mas foi gravado de um celular e a qualidade não está muito boa,mas na próxima ida ao pesqueiro vou caprichar no vídeo, até a próxima!!!

sábado, 24 de agosto de 2013

PESQUEIRO ALTO DA SERRA

    Olá Amigos,
               Um dos pesqueiros que mais frequentei na estação de verão com amigos e parentes, carpas cabeçudas e outras, traíras, tilápias, pacus e tambacus, várias espécies foram capturadas e soltas porque praticamos a pesca esportiva.
                Lá funcionam vários tipos de isca como: massas, rações, pão, salsicha e alevinos pescados no local, a entrada é no KM 37 da Rodovia dos Imigrantes sentido São Paulo você terá que passar(pagar) o pedágio seguir sentido Rodovia Anchieta e retornar para São Paulo.
Tels.5511 9410 1005 / 7645 6147
23º52´45.29" S   46º34`17.48" O ,tá na porta !!!!
Carpa capim do Leandro foi fisgada com pão na modalidade de fundo.Curiosidade deste pescador é que ele escolheu este pesqueiro para testar seus equipamentos e iscas ,perto de São Paulo, dois lagos relativamente grandes, vários tipos de peixes e um bom atendimento.
Esta grande Tilápia foi fisgada pelo Leandro(meu sobrinho) com uma isca artificial de superfície até um Pacu foi fisgado com esta isca,muito legal !!!
Esta traíra foi pega pelo Pescador Guilherme com salsicha de isca em frente a entrada(cimento)e deu muito trabalho a ele.Pode-se alugar varas e equipamentos e o menino pescou muitos alevinos como:tilapinhas,carás e traíras.
Leandro posou para esta foto com um belo Tambacú que pesou 7,2Kg fisgado com miçanga na cevadeira, aliás uma modalidade que funciona muito bem neste pesqueiro.
Este é o Tiago fisgou a traíra no fundo com filé de tilápia, muito esportiva.
O "Tio" em dia de muita mudança climática fisgou esta Carpa espelho com pão no fundo,e depois foi só chuva e vento que pegamos.KKK
Nunca havia pescado do lado oposto a entrada mas aqui conseguimos o quiosque e demos longos arremessos.Guilherme fisgou vários Pacus com uma bóia (75gr) e chicotinho (0,40cm) com Guabi (ração)na pinga.
Eu, com um dos vários Pacus que fisguei na cevadeira ,de pequeno porte é verdade mais muito produtivo e divertido como uma pescaria tem que ser...
O Augusto também se saiu bem com bóia e guabi no anzol
Neste domingo em particular Eu e o amigo Tiago capturamos muitos peixes mas houve uma divisão: na parte da manhã ele fisgou mais peixes e a tarde a minha sorte melhorou e eu equilibrei a "conta".
Abaixo até traírinha com vara de mão...e um vídeo do Dinho que estreou equipamento e fisgou seu primeiro Pacu.